CARTA AOS LEITORES






Ola visitante! Estamos aqui para de forma rápida nos apresentar e apresentar uma pessoa muito importante para nós e seu trabalho que acontece desde 1998.

Somos uma família e como família fazemos parte da assessoria de comunicação da escritora Fátima Venzi, e estamos aqui para que você conheça um pouco do trabalho e ações feita pela nossa escritora.

Nossa intenção é colocar você e a escritora juntos, lado a lado, com projetos que possam fazer a diferença na vida daqueles que forem escolhidos para estarem e serem impactados por vocês.

Por isso estamos trazendo algumas informações sobre nós, para que se sinta mais confiante em nos conhecer pessoalmente, conhecer nosso trabalho e o projeto Histórias para Ensinar, como dissemos anteriormente, somos uma família que ficou enorme com a chegada de pessoas como vocês que conheceram e acreditaram nesse projeto de mundo melhor.

A Fátima é uma pessoa simples, gosta de um bom café regado a uma boa conversa. Tem a natureza e os animais como sagrado e intocável, nada mais natural, uma vez que vem de uma família grande, que passava seus finais de semana e férias na roça.

Quando criança não tinha condições de ter aquilo que sonhava, como toda criança da periferia. Não teve bonecas, primeiro porque bonecas eram caras e segundo por que ela não queria bonecas, ela queria livros! E livros eram mais caros do que bonecas...

Sempre gostou de estudar, mas era hiperativa e não tinha paciência de ficar na sala de aula, a escola não prendia sua atenção com aula rígidas e sem emoção. Então ela fugia para a biblioteca e muitas vezes ficou de castigo por causa disso. Mas ela não desistia, achava que entre os livros ela poderia ser e ir onde quisesse. E a Fatima fez isso por muito tempo...

Quando teve seus filhos, são dois, o Victor e o Arthur, a Fátima também não podia comprar livros para eles e isso a deixava angustiada, como uma criança vai crescer sem histórias...sonhos...heróis!?  Tempos difíceis!

E foi aí que ela conheceu a MALA DO LIVRO, programa da Secretaria de Cultura do Distrito Federal que proporcionava uma caixa de madeira com livros para serem oferecidos nas comunidades – uma forma de biblioteca móvel.

Ela se inscreveu e a magia aconteceu...os livros...todos eles passaram a fazer parte permanente da sua casa e da vida de sua família e da vida das crianças da sua comunidade. Ela passou a contar histórias para as crianças e vieram as aulas de reforço de leitura e não satisfeita também ensinou outras disciplinas e muitas crianças passaram pela Fátima e seus livros.

Com o tempo passou a ser CONTADORA DE HISTÓRIAS da MALA DO LIVRO permanecendo voluntaria até a data de hoje, agora também com o projeto HISTÓRIAS PARA ENSINAR, levando sonhos e literatura a todas as pessoas que encontrar pelo caminho.

A Fátima tem uma carreira longa de estudos e trabalhos dentro da formação e educação de jovens, crianças e adultos, foi professora, voluntaria com oficinas pedagógicas ligadas a leitura e produção de textos, alfabetizadora de adultos, oficinas para mulheres, palestras e tantas coisas que fica difícil falar tudo aqui.

A escritora tem suas obras espalhadas por Portugal, Nova York, Hawaii, Japão, Itália e outras, obras que foram adquiridas diretamente conosco e que foram enviadas unidade por unidade, autografas pela autora com muito carinho, uma vez que não possui incentivo do governo e de nenhuma empresa ou entidade. Todo nosso trabalho é feito por conta própria ou através da renda adquirida pelos livros.

"Quando criança não tinha como comprar livros...muito menos um livro novo...e agora nosso objetivo é levar ao maior número de crianças a condição de ter um livro novo, de conhecer uma escritora, de falar com ela, de tirar fotos e ter seu autografo escrito com carinho e respeito...quando tive contato direto com um escritor a primeira vez, foi algo magico e eu já era adulta....imagina para uma criança com deve ser....então não se trata de vender livros...mas de levar e realizar sonhos...". diz a escritora todas as vezes que tem oportunidade.

Esse pensamento e essas atitudes são o que nos move! Somos uma família inteira na busca e realização desse sonho e queremos que você faça parte dele.

Falemos um pouco dos prêmios recebidos pela Fátima por causa do seu trabalho e suas obras.

Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências ALPAS 21 - Cadeira 241. 

É Premiada Internacionalmente pela Academia com a história - AS ARVORES QUE CHORAVAM - Texto infantil referente as queimadas existentes e persistentes dentro do Brasil. 

Premiada ainda pelo Grupo Associado de Escritores Brasileiros - GAEB com o texto UM GATO CHAMADO MEIA NOITE - história infantil que retrata a vida de um gato de rua (metaforicamente um menino de rua).

Foi Homenageada e premiada pelo Jornal NOTICIAS DE BRASÍLIA pelos temas trabalhados e trabalhos prestados na periferia de Brasília e entorno do DF com suas obras literárias e o projeto HISTÓRIAS PARA ENSINAR.

Homenageada ainda na pelo Jornal Ceilândese pelos serviços prestados a comunidade e pelas obras criadas de cunhos social levando a sociedade Ceilândese um pouco de cultura e literatura.

A Fátima é Especialista em Direito Público pela Faculdade AVM Educacional LTDA (2018), Bacharel em Direito pela Faculdade Anhanguera de Brasília (2013). Especialista em Docência Universitária pela Faculdade ICESP (2005), licenciada em Letras - Língua Portuguesa e respectivas Literaturas Brasileira e Portuguesa pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2003).

Suas principais áreas de interesse, pesquisa e atuação é na Elaboração e Execução de Projetos Educacionais, Assessoramento na Produção de Livros, Cultura Popular, Formação Cultural, Artesanato, Áreas Transversais e Culturas Afro-Brasileiras.

Ministra Cursos de Extensão nas áreas de Ensino e Direito, estudiosa em Educação e Atitudes Comportamentais de Alunos e Professores, escreve Artigos Socioeducativo para Jornais e Tabloides. 

Suas obras são sempre escritas e baseadas em FATOS REAIS vividos ou observados pela autora e falaremos apenas de duas obras nesse momento:

"UMA PITADA DE SOPHIA" - que se refere a história real de uma criança com "Treacher Collins" de 3 anos de idade e sua trajetória. Obra para as crianças na segunda fase da infância e alfabetização, dentro das regras da ABNT e também da UNESCO para a criança.

A obra em questão é a primeira no Brasil e na América Latina que trata do tema Síndrome de Treacher Collins escrito para crianças em que o "eu lírico" da história é a própria criança biografada.

"TODOS OS GATOS" - também história real, trata temas como preconceito racial, intolerância, maus tratos, respeito a diversidade cultural e outras. É uma obra para as series iniciais dentro de todas as normas de alfabetização e ABNT e também da UNESCO para a infância e juventude.

"A intenção é exatamente que nos dê a oportunidade de nos conhecermos e conhecer nosso trabalho,  ter contato com crianças da escola para um encontro informal e conversa sobre os temas tratados nas obras que são de cunho social...lembrar sempre que parte da renda da venda dos livros é deixada na instituição de ensino que nos recebeu para suas ações culturais...devemos respeitar a escola que nos recebe e a instituição que nos abre as portas....somos um elo de luz na corrente do bem...devemos ser parceiros...nunca visar somente o lucro...não é esse o  nosso foco...". diz a Fátima em todas as reuniões que fazemos para marcar agendas e oficinas.

Assim, agradecemos de coração sua visita e a oportunidade de nos conhecermos, nos colocamos para maiores esclarecimentos. 

Att. 

Assessoria de Comunicação 
(061) 39654480
Espaço Kando
(061) 992712610 
Fátima Venzi


Comentários

Postagens mais visitadas